segunda-feira, 27 de julho de 2009

Entendimento do impressionismo


O impressionismo é um tipo de arte, cujo é a expressão do artista plástico é retratado através de pinturas. Eles como artistas, têm a função de retratar o que é passado pela sociedade, então, precisam de sensibilidade e intensidade. Então, é possível visualizar contrastes, coisas as quais deveriam ser escuras passar a possuir vida para os artistas plásticos, como a sombra.
Os impressionistas em seus quadros, retratam paisagens em dias claros, isso acontece porque a inspiração dos mesmos surge do ar livre, onde eles pintam. Como também o sol tem o objetivo de mostrar o vivo.
Este gênero artístico, surgiu em 1874 na França. A denominação “impressionismo” foi criada após a declaração pejorativa de um crítico de arte francês, Louis Leroy, ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, o qual é um dos principais artistas do movimento.




TEXTO BASE
Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet, um dos principais artistas do movimento. Os impressionistas buscavam retratar em suas obras os efeitos da luz do sol sobre a natureza, por isso, quase sempre pintavam ao ar livre. A ênfase, portanto, era dada na capacidade da luz solar em modificar todas as cores de um ambiente, assim, a retratação de uma
imagem mais de uma vez, porém em horários e luminosidades diferentes, era algo normal. O impressionismo explora os contrastes e a claridade das cores, resplandecendo a ideia de felicidade e harmonia. Para os impressionistas, os objetos deveriam ser retratados como se estivessem totalmente iluminados pelo sol, valorizando as cores da natureza. Além disso, as figuras não deveriam ter contornos nítidos e o preto jamais poderia ser utilizado; até as sombras deveriam ser luminosas e coloridas. Os principais artistas impressionistas foram Monet, Manet, Renoir, Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte, Mary Cassatt, Boudin, Morisot, etc. No Brasil, o representante máximo do impressionismo foi Eliseu Visconti, o qual teve contato com a obra dos impressionistas e soube transformar as características do movimento conforme a cor e a atmosfera luminosa do nosso país.




domingo, 12 de julho de 2009

Somente a ideia de belo é real


O pensamento filosófico o qual Platão desenvolveu em relação a beleza, se dava na divisão da arte e beleza. O filósofo afirmava que o belo era tudo o que serve à sociedade, porém a arte não está inclusa neste meio, visto que na maioria das vezes a mesma não é utilizada para o bem, já que tem o proposito de confundir as ideias dos indivíduos, já que são situações descritas por artistas, as quais podem ter vários pontos de vista.

Para Platão tudo o que o ser humano constrói é apenas uma reprodução de algo que já existe, tudo é plágio, porém a obra tem origem num mundo onde tudo é perfeito, ou seja, tudo é belo. Então, o que os homens consideram belo, é na verdade o próximo a beleza.

Também, o que torna uma coisa mais parecido com o belo. Para o senso comum, acontece quando pessoas têm o mesmo sentimento diante a uma obra, pois as mesmas gostam da arte pelo sentimento, o qual a mesma transmite.
LANDEIRA, José Luiz; VIEIRA, Alice. Cadernos de Filosofia 2 Beleza põe mesa? Como a filosofia vê a arte. 2008, 1ª Edição, RSE; (P. 16-19)